AME SEUS RINS E CUIDE COM AMOR,ACONTECEU HOJE, DIA 13 DE MARÇO NO CENTRO DE SAÚDE UMA PALESTRA SOBRE COMO CUIDAR DOS RINS E EVITAR DOENÇAS
Os problemas renais atingem milhares de pessoas a cada ano. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia 01 (um) em cada 10 (dez) brasileiros sofre com problemas renais, sendo que algumas doenças demoram a demonstrar os seus sintomas, o que pode agravá-los; outras surgem em determinada época, é tratada e vai embora sem causar maiores consequências para o paciente. Um dos problemas mais comuns é o cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins. Sempre preocupada com a saúde da população de Jenipapo dos Vieiras, a Diretora do centro de Saúde Sra. Ana Maria Oliveira, promoveu uma palestra sobre o Dia Mundial Do Rim, ministrada pelo médicoDr.Israel Amancio Mendes, visando sensibilizá-los para a importância da prevenção. Numa linguagem simples e de fácil entendimento, o médico falou sobre a importância do adequado funcionamento dos rins e explicou os tipos de cálculos renais, como eles são formados, as causas, consequências, prevenção e tratamentos. Ressaltou principalmente a necessidade de beber muita água e ter uma alimentação saudável.  Em seguida a Nutricionista Dra. Lia Vanessa enfatizou a importância de uma vida saudável,que só depende de uma boa alimentaçã! é você comer de preferência carnes brancas,frutas e verduras . Esteve também o Educador fisíco da FESMA Sr. Maycom que esclareceu a importãncia da atividade física em todas as idades sempre falando que a água é essencial para os rins e todo o corpo. E finalizando a palestra Dra. Carina Silva explicou como fazer atendimentos em pessoas que são hipertensos,diabéticos e pessoas que fazem hemodiálise.. A palestra foi excelente, pois reforçou a importância de adoção de hábitos simples, como tomar muito água e cuidar bem da alimentação, evitando alimentos e bebidas que podem levar a formação de cálculos renais eoutras doenças, destacou a equipe do Centro. de Saúde, juntamente com a enfermeira Erica ferro e os Agentes Comunitários de Saúde e por fim agradeceu a todos(a)presentes e apoio da secretaria de saúde Raine Barros e  do prefeito Municípal Sr.Moisés Ventura.