CONTINUANDO A CAMPANHA JANEIRO ROXO 2020

Aconteceu nesta terça-feira 28/01 na sede do Sindicato dos trabalhadores Rurais uma palestra com a enfermeira Adreia, fonoaudióloga Carol e Agentes de saúde do município falando sobre a hanseníase para o grupo de idosos “Envelhecer é Viver” tanto a enfermeira com as demais palestrantes  explicaram que a doença pode se apresentar com diversas formas de manchas na pele, únicas ou múltiplas, com uma coloração mais clara e pouco visível até manchas mais delimitadas ou vermelhas. "É característica importante da hanseníase a alteração de sensibilidade no local afetado, perda de pelos e ausência de transpiração sobre as lesões. Outras apresentações podem incluir nódulos avermelhados e dolorosos, inchaço de mãos, orelhas, cotovelos e pés, alteração de sensibilidade na pele e perda de força muscular”.

Possuir hábitos de vida saudáveis, alimentação adequada, evitar o consumo de álcool, praticar atividades físicas regulares e possuir bons hábitos de higiene podem contribuir para uma resistência maior à hanseníase. A avaliação médica dos contatos do paciente auxilia para um diagnóstico precoce e evita complicações da doença. Também é indicada a vacinação com BCG para melhorar a resposta imunológica à bactéria.finalizando a educadora Mônica Galvâo(NASF) fez algumas atividades fisícas incluindo a dança que é a mais pedida pelos o grupo de idosos,depois foi servido um lanche pra todos,au foi muito animado e divertido falo uma idosa.