Assistência Social

Novos conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2023 participam de curso de capacitação

Os novos conselheiros titulares e suplentes do Conselho Tutelar de Jenipapo dos Vieiras – eleitos em outubro para o quadriênio 2020/2023 – participam de uma capacitação que iniciou hoje quarta-feira (29/01) e que termina nesta sexta-feira (31/01). A capacitação é uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), promovida na sede do Departamento Municipal de Assistência Social, por meio de parceria com a Prefeitura de Jenipapo dos Vieiras e o apoio do Setor Social do Município.

A capacitação é ministrada pelas as assistentes sociais, Analice Araújo da Silva e Isabel Cristina de Sousa Santos, que falaram da importância dessa capacitação para os novos conselheiros e suplentes. A capacitação é de suma importância, positivo e esclarecedora para o nosso aprendizado, pois é através dessa capacitação que adquirimos conhecimento sobre a maneira correta que um conselheiro deve agir.

A secretaria de assistência social, Deusilene Pereira destacou que a proposta é capacitar não somente os novos conselheiros, mas a rede de proteção do município como um todo, como por exemplo, as secretarias de Educação, Esporte, Saúde, as escolas em geral, entidades públicas e a sociedade civil organizada”, explicou.

A presidente do CMDCA, Patrícia Laurindo também comentou a necessidade de qualificação dos conselheiros. “A capacitação continuada é prevista em lei e é de extrema importância para instruir os novos conselheiros tutelares sobre a função que irão exercer, em temas como: ética, atendimento, autonomia, além das atribuições e competências do Conselho Tutelar, assim como as atribuições da rede protetiva”, declara.

Os novos conselheiros estão sendo orientados da maneira correta como prosseguir com cada caso, aliás, seria muito importante os munícipes terem informações, orientações de como funciona o Conselho, para que serve o Conselho e a forma como um conselheiro deve proceder.