Comemoração do Dia da Resistência Indígena com prêmios e representatividade

O Dia Nacional do Índio foi celebrado nesta terça-feira (19), e para comemorar a data, a Prefeitura Municipal de Jenipapo dos Vieiras através da Coordenadoria de Cultura, realizou uma programação especial, com o objetivo de preservar, valorizar e divulgar as tradições indígenas.

A abertura oficial da programação deu-se por meio da disputa final do Campeonato de Futebol Indígena, com os times Castanhal e Atlético Macedônia. O Atlético Macedônia se consagrou campeão e levou o prêmio de R$2.000,00 (dois mil reais), e o time vice-campeão foi premiado com R$1.000,00 (um mil reais).

Dando seguimento às festividades, a tarde aconteceu o I Concurso de Miss Indígena Guajajara do Centro-oeste Maranhense. O concurso busca promover a valorização da beleza da mulher indígena.

A arena recebeu um tapete vermelho e decoração característica da etnia, onde o público presente pôde conferir um belíssimo desfile que esbanjou muita beleza acompanhada de muita cultura e empoderamento, consagrando os seguintes nomes para o pódio:
1° lugar: Namara Amorim, premiação R$1.500,00 (um mil e quinhentos reais);
2° lugar: Dawriane de Sousa, premiação R$1.000,00 (um mil reais);
3° lugar: Regina Vitória, premiação R$500,00 (quinhentos reais)

A programação aconteceu na Aldeia Castanhal BR226 e contou com a presença de diversas autoridades políticas e indígenas, dentre elas, o Prefeito Arnóbio Martins e Primeira-dama Elane Oliveira, deputado federal Júnior Lourenço, pré-candidato Inácio Melo, Osvaldo Amorim, Maurício Ribeiro Guajajara, e vereador Lamartine Cabral, responsável pela organização do evento, que foi encerrado com a apresentação do grupo gospel Banda Alfa.